IEED - Irmandade Espiritual Estrela D'Alva

Site oficial da Irmandade Espiritual Estrela D'Alva - SP

Category: Informação (page 1 of 2)

2 de novembro, Dia de Finados

2 de novembro é a data em que institucionalizou-se o Dia de Finados, no qual os cristãos homenageiam seus entes queridos já falecidos.

Apesar de haver algumas pequenas divergências na origem do Dia de Finados, acredita-se que ele foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (ou Santo Odilon [962-1049], como ele é chamado entre os católicos). Odilo sugeriu aos membros de sua abadia, no dia 02 de novembro de 998, que todo ano, naquela data, eles dedicassem suas orações às almas daqueles que já se foram. A ação de Odilo baseava-se em um dos elementos principais do Catolicismo: a ideia de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso.
Continue reading

Evolução espiritual: compromisso e gratidão

A evolução espiritual é algo desejado por todos que seguem uma religião.  Porém, para atingi-la, é necessário ter força de vontade, responsabilidade e, principalmente, fé. Esses atributos são necessários para vencer obstáculos, superar desafios e, em alguns casos, fazer certos sacrifícios em prol do bem-estar espiritual.
Continue reading

São Jorge, o Santo Guerreiro

 

Jorge nasceu no Século III, na Capadócia (território que hoje pertence à Turquia). Nasceu em família nobre. Seu pai morreu em batalha e ele se alistou no exército romano.

Os romanos, naquela época, perseguiam e martirizavam cristãos. Jorge, em total desacordo com as atitudes de seus então companheiros, começou a expor sua verdadeira fé: distribuiu suas posses, abandonou as vestes militares e passou a viver entre os cristãos, clamando contra os deuses pagãos dos romanos e chamando-os de demônios.

Continue reading

Início do 2º Trimestre de 2018

 

Em todo início de trimestre, mudam as entidades dirigentes de trimestre da Irmandade Espiritual Estrela D’Alva.  Na última terça-feira (03/04), foi realizada na IEED-SP a primeira cerimônia exotérica deste 2º trimestre de 2018. Assim, as três entidades que dirigem os trabalhos do período foram apresentadas pelo Il. Ogum Megê. São elas: Cabocla Jupira, Xangô da Pedra Branca e Il. Velha Guilhermina.

Cabocla Jupira vai trabalhar junto aos filhos de Estrela D’Alva a “caminhada na terra, vencendo as demandas”. Xangô da Pedra Branca vai trabalhar neste trimestre com a “força da Resistência, a força de combater a preguiça”. Já Iluminada Velha Guilhermina vai basear seu trabalho no “encaminhamento das pessoas”.

A próxima Reunião Exotérica da IEED-SP será realizada amanhã (10/04), a partir das 20h30, no Templo Filhos de S. S. Deusa Lunar (sede), e será aberta ao público em geral.

 

Cerimônia de Oxossi

Na Irmandade Espiritual Estrela D’Alva, 20 de janeiro é a data em que se realiza a Cerimônia em homenagem a Oxossi. Neste ano, pelo fato da data indicar um sábado, a cerimônia da IEED-SP será feita no Templo de Iemanjá (Jd. Colibri), e acontecerá no dia 20 (para membros da Auréola) e no dia 21 (para Assistentes e moradores do Jd. Colibri), com fechamento na manhã do dia 22 (apenas com membros da Auréola).

Tendo como função principal trabalhar a saúde das pessoas, a cerimônia de Oxossi tem íntima ligação com as forças da natureza, e por isso preconiza uma abundante presença de elementos naturais – principalmente galhos e folhas de eucaliptos – para que os trabalhos ocorram. Além disso, nesse dia, os membros da Auréola prestam seus serviços com roupas em homenagem às vestes típicas de índios, caracterizando o elo da força de Oxossi com a natureza.

No sincretismo, Oxossi representa São Sebastião. Sobre essa representação, o texto geralmente lido no início da cerimônia traz uma explanação bastante clara: “São Sebastião, que ao deixar a vida terrena foi pregado a uma árvore, ficou com sua força ligada ao reino vegetal, formando a linha que, na Umbanda, tem o nome de Oxossi, que são manifestações espirituais intimamente ligadas à Mata. É através da força da natureza, em junção com os astros, que São Sebastião procura dar às criaturas a necessária calma, preparando o físico e a mente, afastando os obstáculos que dificultam a ascensão espiritual.” Ainda segundo o texto, as pessoas que comparecem à cerimônia devem estar “limpas de coração e alma, vigiando seus defeitos e fortalecendo a mente, para que a força homenageada possa ajudá-las”.

A cerimônia de Oxossi é relacionada à saúde, fator carinhosamente trabalhado pelas entidades.

27 de setembro, Dia de São Cosme e Damião

Na Umbanda, o dia 27 de setembro é comemorado como o Dia de São Cosme e Damião, dois irmãos gêmeos que eram médicos e faleceram no ano 300 d.C.

A alcunha de “São” é atribuída a eles pelo fato de terem praticado a Medicina sem cobrar nada, apenas pelo prazer de ajudar as pessoas, e porque eles curavam não apenas com seu conhecimento médico, mas também com potentes orações.

Apesar de terem falecido quando adultos, nas religiões afro-brasileiras, Cosme e Damião são associados a crianças. Nessas religiões, os festejos e cerimônias de Cosme e Damião costumam ter doces e brinquedos, os quais as entidades emantam usam como meio para ajudar as pessoas com as vibrações que elas precisam.

Para a Irmandade Espiritual Estrela D’Alva, os Cosminhos (entidades da falange de Cosme e Damião que descem à terra para incorporar) são seres que morreram em estado de graça. Pureza é a força relacionada a Eles, que gostam de interagir com as pessoas neste plano e estão sempre animados.

Salve, Cosme e Damião! Hosanas à sua força!

19 de março: Dia de São José

são josé

Na data de 19 de março, comemora-se o Dia de São José, que tem grande representação no catolicismo como o pai de Jesus na Sagrada Família. Mas, mais do que isso, por sua dedicação e proteção à família, o santo é conhecido como o símbolo dos patriarcas. Ele também é chamado de “o Operário”, por ser protetor de todos os trabalhadores braçais, visto que era carpinteiro. Yosef (em hebraico) nasceu em Belém, filho de Jacó e terceiro de seis irmãos, e foi um exemplo de vida e beatitude. Ele foi muito amado por Jesus e Maria, por quem dedicou sua vida com amor.

Continue reading

Older posts
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE