Sábado, domingo e segunda-feira, 19, 20 e 21 de janeiro de 2019. Primeira cerimônia do ano realizada no Terreiro de Iemanjá (Jd. Colibri) pela IEED-SP, a Cerimônia em Homenagem a São Sebastião, que anualmente é realizada no dia 20, teve sua duração ampliada desta vez, pelo fato do 20º dia de janeiro ter caído em um fim de semana – assim como aconteceu em 2018. O local também  foi diferente, já que em dias de semana a cerimônia acontece no Templo Filhos de S.S. Deusa Lunar (sede).

Com início no dia 19 apenas para a Auréola, continuação no dia 20 com a presença de Associados e Assistentes convidados e fechamento na manhã do dia 21 por membros da Auréola, a cerimônia mais uma vez deixou o terreiro repleto de boas vibrações e trouxe a energia da cura aos participantes.

Vale ressaltar que São Sebastião, no sincretismo, é representado por Oxossi na Umbanda. Oxossi, força oriunda das matas, de povos indígenas e primitivos, que trabalham com saúde e cura. O programa da cerimônia, apresentado para todos no sábado e no domingo, explana mais sobre o significado da ocasião:

São Sebastião, que ao deixar a vida terrena foi pregado a uma árvore, ficou com a sua força ligada ao Reino Vegetal, formando a linha que na Umbanda tem o nome de Oxossi, que são manifestações espirituais intimamente ligadas à Mata. É através dessa força da Natureza em junção com os Astros que São Sebastião procura dar às criaturas a necessária calma, preparando o físico e a mente, afastando os obstáculo que dificultam a ascensão espiritual. 

Como se trata de uma luta para o encaminhamento de pessoas com maior ou menor quantidade de infiltrações de negativos, é necessário que as mesmas, ao comparecerem à solenidade de São Sebastião, apresentem-se convenientemente limpas de coração e de alma, vigiando seus defeitos e fortalecendo a mente para que a Força homenageada possa melhor ajudá-las.

O Iluminado Mata Virgem foi o responsável por dirigir a cerimônia. No sábado, ao se fazer presente, ele enfatizou aos membros da Auréola o fato da cerimônia ser importante não apenas para seus participantes, mas sim para muitas pessoas que se beneficiariam das vibrações emanadas: “Saúdo vocês e peço que nessa noite cada um seja um ponto de luz, um ponto de força; que ao mesmo tempo que se curem, busquem através desse trabalho irradiar a Força Vital. (…) Que cada um, ao retornar para suas casas, deixem nos seus lares a vibração da Força de Oxossi. Que essa energia que Oxossi tem fique nos seus lares, nas suas vidas, dê a luz que cada um de vocês precisa.

No dia 20, foi a vez do Il. Mata Virgem dar seu recado aos Assistentes presentes, ensinando-os que a saúde está ligada ao psíquico do ser humano: “Meus filhos, que a força da Saúde, não só ela, mas a Ciência, possa com essa participação de vocês ajudar na cura de doenças, alcançar a paz dos filhos. E aqueles que têm, nesse momento, ligação com isso, saiam daqui com a certeza da força da Saúde, da força IEED levando aos seus doentes a mensagem de Saúde. Que eles tenham fé, confiança e esperança. E que cada um de vocês se proteja das suas doenças futuras, melhorando seus bons atos. A doença não está no físico, está no psíquico dos filhos, que gera doenças no físico. Então, o exame de consciência, agir de maneira positiva, ajudam a ter uma saúde boa.

Como de costume, homenagens da Auréola à ocasião, exaltando a força da Arte, deram ainda mais magnitude à cerimônia. Primeiro, a Mocidade IEED e a Oração Dominical prestaram sua homenagem à nação indígena Nhambiquara, com uma apresentação que exaltava a força da nação e um texto explicativo e histórico sobre a cultura em questão, elaborado pela sacerdotisa Nanci Abade, que é historiadora.

Logo depois, foi a vez de algumas germinativas da Auréola, atendendo a um pedido da Iluminada Quirina Maiá, prestarem sua homenagem à data com uma dança indígena encantadora.

No encerramento da parte dominical da cerimônia, a entidade Janaína abrilhantou o templo Esotérico com sua presença e brindou a todos com sua energia de bondade.

Hosanas a Oxossi, hosanas à Força da Saúde!

Veja algumas fotos da cerimônia: