IEED - Irmandade Espiritual Estrela D'Alva

Site oficial da Irmandade Espiritual Estrela D'Alva - SP

Mediunidade: elo entre criador e criatura

No último trimestre, a IEED apresentou palestras a respeito de mediunidade e, também, sobre vida e obra de Reverendíssima Maly-Hilda. Apresento aqui o esboço da palestra apresentada pelo Reverendo Felipe Rangel no último dia 5 de agosto:

Mediunidade: descobrindo o universo Médium vem de “meio”, ou “médio”. É parente de palavras como “intermediário”, “meridiano”, “medíocre”. Vem de “meio”, ou “me”, que significa “entre”.

Entre o mundo material e o espiritual Estudiosos dão conta de que se trata de um mecanismo tão intrínseco ao físico quanto os cinco sentidos. Kardec é um deles. Há espíritos que identificaram uma glândula responsável por tal comunicação com o astral; é a Epífise, ou glândula pineal, localizada no centro do cérebro.

Diz-se que é a capacidade de se comunicar com o mundo dos espíritos. Tal definição, no entanto, nos faz crer que esse mundo está muito distante.

Voltemos à Antiguidade pra descobrir o quão ampla é esta definição. Numa de suas teorias mais brilhantes, Platão versa sobre um certo mundo das ideias, que seria a matriz de tudo o que conhecemos do “lado de cá”, o mundo sensível. Segundo ele, o verdadeiro conhecimento está lá, e não aqui.

Ele diz ainda que a espiritualidade, mesmo invisível aos olhos humanos, é captável pela inteligência.

De certa forma, é daí que surgem as bases para o que acreditamos. Muitos livros introdutores do Espiritismo repetem tal teoria em outras palavras. O mundo para onde vão os espíritos após o desencarne é parecido com o que se viveu na Terra. Nos reinos superiores, tudo é mais sublime do que aqui.

Tal comunicação acontece em todas as crenças, cada uma a seu jeito. O Daimoku budista, chamado de “rei dos sutras”, coloca vida em harmonia com o Universo e em conexão com Buda. Nam Myoho Rengue Kyo

NAM = devoçãoMYOHO = lei mística (equilíbrio entre material e espiritual); RENGUE = lei de causa e efeito; KYO = conexão

Esse tal mundo superior está em constante interação com a Terra. Há na Bíblia incontáveis exemplos. Em Marcos, Jesus expulsa os demônios de um homem. E a Legião foi para uma manada de porcos, que se jogou ao mar.

Em Atos dos Apóstolos, Saulo, perseguidor intransigente da “seita do caminho”, como se chamavam os cristãos, cavalgava rumo a Damasco quando foi surpreendido por um facho de luz. Era Jesus, que dizia: “Saulo, por que me persegues?” Completamente cego, ele foi ao encontro de Ananias, que o converteria. Então, Paulo de Tarso iria de um extremo a outro. Se tornaria o propagador do Cristianismo.

A IEED é fruto de tudo isso. A incorporação é a porta de entrada para o desabrochar da mediunidade, mas reconhecemos outras seis, que são também muito usadas. Há relatos de que o missionário se materializava e, assim, Mestre Wandú se tornava visível. Estão presentes aí a mediunidade sacrária e a de linhas.

Quando o Guia Dirigente pede para ler um endereço e pedir “traz o que tem lá”, é um lampejo da mediunidade de forças, o transporte. Quando te pede para ver o que está além do copo d´água que serve de ponto de apoio, está exercitando a de linhas (vidência).

Quando o Guia pede uma auréola geral e nos faz conectar a correntes espirituais, é uma fagulha da Sacrária (Vidência cerebral).

Encerramento

Vou pegar carona num dito da Irmã Maçon-Mor, que fez uma linda explanação sobre os Preceitos dos Trimestres. No primeiro, a imperiosidade de ser humilde; no segundo, o necessário combate às inferioridades e o equilíbrio entre céu e Terra; no terceiro, a humildade já cristalizada nos leva a desejar o aperfeiçoamento da mediunidade; no quarto, todo esse aparato nos deve preparar para a necessária prestação de contas final (que pode ou não nos levar às “dores da alma”).

Também cito Gustavo quando, em Wantuil, falou em descrença. Posto que, com tudo isso, sabemos que a mediunidade é, na verdade, a conexão com Deus.

1 Comment

  1. Explanação MARAVILHOSA!!!
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE