Segue o texto elaborado pela Aspirante Aparecida Paglarin, da IEED – SP, que foi lido na cerimônia em homenagem a São Jorge, nos dias 23 e 24 de abril. Nas palavras da Aspirante, esse texto retrata muito dos sentimentos de todos em relação ao nosso guia mestre da Umbanda, Ogum Megê.

Ela ainda aproveita para fazer um agradecimento especial ao Reverendo Sérgio Rangel pela direção de todos os trabalhos e pelo alimento espiritual que proporcionou aos presentes, no templo de pouso de Reverendíssima Hilda Roxo.

Carta ao iluminado Ogum Megê

 

ogum megê

Nosso santo guerreiro

Um ano se passou… 


Durante vários dias que antecederam essa data, 23 de abril de 2016, foi nas suas palavras que nos amparamos nos momentos mais difíceis. 


Foi nos seus conselhos que sentimos força para erguer a cabeça e continuarmos nossa caminhada.


Foi diante de ti, nosso Pai amado, que nos posicionamos com as mãos estendidas e olhos fechados, para receber sua energia.

 

Diante de ti sorrimos, nos alegramos e também choramos. Choramos, porque achamos que tudo estava perdido. E foi diante de ti, negro forte, valente e destemido, que ouvimos as mais verdadeiras e doces palavras.


Obrigado, guerreiro de Oxalá, por se colocar como alguém igual a nós, ao vir nos amparar. Obrigado por mostrar-se nosso líder nas horas em que precisamos de alguém para nos liderar, diante de batalhas da vida.


Obrigado por nos ajudar até nas menores coisas.


Obrigado por ser o nosso guia mestre em nossa Umbanda.


Reconhecemos sua capacidade de, quando necessário, deixar-nos caminhar com nossos próprios pés, sem que nos machuquemos com isso. 


Agradecemos por mostrar-se feliz ao nosso lado, aqui no templo de Mãezinha.


Somos gratos ao senhor, nosso Pai, por consumir horas e horas conosco, fazendo-nos perceber que ao seu lado tudo vale a pena.


Agradecemos por sempre se mostrar um grande guerreiro, ensinando-nos a lutar e a vencer conflitos.


Obrigado, finalmente, por fazer com que renovemos a nossa fé a cada momento que temos a oportunidade de estar ao seu lado.


Esse dia e essa nossa homenagem, que será feita pela Mocidade, nós dedicamos a ti, iluminado Ogum Megê.