IEED

A Irmandade Espiritual Estrela D’Alva foi fundada em 30 de maio de 1938 por Hilda Roxo no Rio de Janeiro. Em 22 de outubro de 1960 fundou-se o Templo Filhos de Sua Santidade Deusa Lunar, em Sío Paulo, e tem sede na Rua Ari dos Santos, 200, Jardim Pinheiros. No último trabalho de Hilda, em 5 de dezembro de 1971, foi fundado o Terreiro de Iamanjá, no Jardim Colibri, em Cotia (SP).

Católica fervorosa no inicio da vida, Hilda nutria verdadeira adoraçío por Jesus. Mas, guiada por Sua Santidade Wandú, o Chefe Supremo da Irmandade, moldou a Obra baseada também em preceitos de religiões orientais, do Kardecismo e da Umbanda. Esse cristianismo miscigenado tem a missío de trabalhar pela evoluçío do homem. Ou seja, dar amparo espiritual sem perder de vista a idéia de que, fortalecido, ele deve caminhar pelas próprias pernas. Essa assistência acontece por meio de reuniões, solenidades e cursos.

A IEED é uma Loja Sacerdotal que trabalha em três frentes: Umbanda, que em seu trabalho junto às Naturezas visa as dores físicas; Kardec, para o equilibrio das emoções; e Sacerdotal, principalmente para Iniciados, em sua missío de servir ao Espírito. A Sede abriga Solenidades exotéricas (de Umbanda) de Oxóssis (20 de janeiro) e aos Pretos Velhos, um grupo de espíritos homenageado em 13 de maio. Na esfera Esotérica (Sacerdotal), tributos a Nossa Senhora, Sío José (19 de março), Reis Magos e aos primeiros astronautas que pisaram na Lua (21 de julho).

No Terreiro de Iamanjá, há um trabalho específicos para os moradores do Jardim Colibri nas terceiras quartas-feiras. A Mata é também palco das grandes Cerimônias: Ogum, Cosme e Damiío e Oxóssis (quando o dia 20 de janeiro cai em finais de semana). E a cada três meses sedia também a Entrega Trimestral do Mar. Na dimensío esotérica, há a homenagem a Sío Joío Batista no dia 24 de junho.

Como instituiçío de utilidade pública, condiçío garantida por lei, a Irmandade nío pára de realizar trabalhos. As reuniões principais acontecem as terças-feiras. Na Umbanda, a primeira é exclusiva dos associados; a segunda e quarta sío abertas ao público em geral. A terceira é dedicada a Kardec.

Crianças e jovens também sío assistidos pela Irmandade. Nos segundos domingos do mês, a Oraçío Dominical acompanha o crescimento de pessoas de 0 a 25 anos. Nos dias 30 de maio e 31 de dezembro, a Primeira Comunhío simboliza nío só a aceitaçío do Ensinamento, mas a passagem da infância para a mocidade.

O crescimento espiritual acontece também por meio dos cursos, que sío ministrados as segundas-feiras. A introduçío ao ensinamento acontece no Curso de Espiritismo, que traz uma abordagem mais doutrinaria. No Mediúnico, a visío sío mais intuitiva. Ambos preparam para o Iniciático e Sacerdotal, somente para iniciados.

A Obra é também se compõe de órgíos que atuam separadamente para homens e mulheres. A Maçonaria Feminina IEED, cujas integrantes sío conhecidas como Valorosas faz os seus trabalhos nas segundas quintas-feiras. A Maçonaria Oriental Wanduísta, formada pelos Poderosos, atua nas terceiras quintas-feiras. Durante o mês de maio, as Valorosas fazem exaltações a Nossa Senhora em todos os dias. Em junho, é a vez de os Poderosos homenagearem São João Batista.

Hilda sempre falou que as homenagens a ela deveriam ser prestadas na forma de ajuda as crianças carentes. Isso acontece em duas oportunidades: no Natal e em Cosme e Damiío, quando famílias são cadastradas e recebem cestas básicas, doces e brinquedos.

E, depois de ardua batalha, as Entregas Trimestrais enfim estão em vias de receber a sua morada definitiva. O terreno para o Templo do Mar já foi adquirido. A conclusão do último ponto ainda remanescente da Obras inaugurar uma nova fase na vida de toda a Irmandade.