1ª Palestra do Mês do Médium na IEED

Transcrição da palestra com a visão da Reverenda Alice sobre mediunidade, apresentada na Sede no dia 10/08/2021 no Templo Estrela D'Alva no bairro da Tijuca - RJ.

O Mês de agosto na IEED é dedicado ao médium e a mediunidade. O Ritual deixado pelos Mestres preveem que se façam mini palestras com o tema da mediunidade em todas as reuniões de terça-feira. Como forma de registro, enaltecer e elucidar, mas nunca esgotar o tema, este ano transcreveremos as palestras para apreciação de todos. Lembrando que a visão é totalmente pessoal de cada palestrante, baseado, na sua vivência, evolução, estudo etc.

Em agosto comemoramos o mês do Médium, instituído por uma das Santidades que dirige esta Loja Sacerdotal, o Mago nº 4 SS Wantuil, em 27 de agosto de 1946.


Durante todo este mês, teremos em todas as nossas reuniões palestras sobre a mediunidade, trazendo um pouco da filosofia Wanduísta para o conhecimento de todos.


Falar sobre a nossa filosofia é sempre um prazer, e pontuar um tópico tão importante como mediunidade é muito importante.

Rev. Alice na terça-feira dia 10/08/2021

Todas as filosofias espiritas e espiritualistas tem como principio o fato de que todos nascemos médiuns.


Médium, simplificando, é todo aquele que consegue entrar em ligação com o mundo espiritual, seja através de uma oração (como aquela que fazemos o Momento Oremos), do sentir a presença de Deus na Natureza, de respirar o Oxigênio, em toda a sensação que temos que realmente estamos vivos – encarnados.


Já a mediunidade é o exercício diário deste contato com o Uno supremo. Em nossa filosofia temos uma divisão didática dos tipos de mediunidade, são elas:


1) Mediunidade Sacrária - mental

2) Mediunidade Templária - positividade do psíquico

3) Mediunidade Astral - intuição

4) Mediunidade de Forças - transporte

5) Mediunidade de Linhas - vidência

6) Mediunidade de Falanges - audição

7) Mediunidade de Incorporação - física e a mais comum.


Estes tipos de mediunidades estão bem exemplificados em nosso curso de espiritismo, que a proposito estamos formando uma nova turma para o EAD, indico a todos. ( é só entrar em contato com a Diretoria: diretoriaieed@gmail.com).


Mas voltando ao foco desta palestra, a Mediunidade significa a ligação entre a terra e os outros Mundos. Por ela a humanidade tem conseguido sua evolução, impelindo-lhe aos inventos, aos descobrimentos marítimos, às artes e todos os setores.


Repetidas vezes tem-se dito que ser médium não é só ser espirita, porém a faculdade que temos, conforme o grau de nossa elevação espiritual de entrarmos em contato com as vibrações extraterrenas, quer consciente ou inconscientemente. (Astros e Homens)


A mediunidade é a pratica e o estudo desta conexão com o mundo espiritual – com o Uno Supremo. Como um veiculo que faz a ligação do espirito com a matéria.


Deve ser estudada para ser melhor compreendida e praticada, com muita fé e amor.


Rev. Ded. SS Xasteix Alice Caminha __________________


8 visualizações0 comentário