Dia 24 de junho, dia de São João Batista

São João Batista nasceu em Aim Karim, cidade de Israel. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias e sua mãe Isabel, era prima de Maria Santíssima. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno, pois foi fruto de um milagre. Isabel, era idosa e considerada estéril. O anjo Gabriel apareceu a Zacarias durante seu trabalho sacerdotal no templo e anunciou que Isabel teria um filho e que este deveria se chamar João. Zacarias não acreditou e ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou como o Anjo havia dito.


Em sua vida adulta, pregou a conversão e o arrependimento dos pecados através do batismo, daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.


Figura fundamental do Cristianismo, João foi o precursor de Jesus, anunciando sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. Foi a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador e é também considerado pelos cristãos como o último dos profetas.


Morava no deserto onde levava uma vida de abstinência e oração, servido como exemplo de uma vida voltada integralmente para o Espírito.


Por causa de suas intensas pregações, algumas vezes o povo pensava que ele era o Messias. Mas João sempre dizia: "Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias." Em outra passagem, ele preferiu a máxima que ecoa até hoje sobe Nosso Senhor Jesus Cristo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." 


Ao batizar Jesus, João tornou-se também seu padrinho.


Hosanas a São João Batista!

48 visualizações0 comentário