Reclusão de Carnaval 2022

Um resumo da reclusão de carnaval da IEED-RJ em 2022.


A reclusão de carnaval acontece anualmente e é obrigatória para os integrantes da Irmandade Espiritual Estrela D'Alva, em especial para os Iniciados da Loja IEED, como parte do calendário espiritual de preparação para a Páscoa. Por este motivo, os Filhos de Estrela D'Alva devem se resguardar durante estes dias, no Templo do Sol, independente da realização de festejos carnavalescos pela sociedade.


A reclusão em 2022 ocorreu dentro dos protocolos de saúde estabelecidos pela administração da IEED, ainda em função da Pandemia de Covid19, transformando, pelo segundo ano seguindo, nossos hábitos de convívio e nossas atividades ao longos dos 4 dias de Carnaval.


Para mantermos nossas mentes trabalhando e em movimento, sempre são desenvolvidas atividades com esse propósito na reclusão, que é propícia para estudo, integração e motivação mútua entre os participantes e cuidados com a Obra.


A reclusão do ano de 2022 ficou marcada pelo olhar interno, pela revisão dos ensinamentos deixados pelos Mestres e pelos sentimentos de alegria, sinceridade, gratidão e amor pela Irmandade por parte dos que lá estiveram.



AULAS

O Primeiro destaque gostaríamos de falar das aulas. Todas muito bem montadas, com linguagem simples, participativas, com intuito de fazer com que nós pudéssemos revisitar o nosso conhecimento.


Os temas tratados foram: "A Reclusão de Carnaval" pela Diretora de Curso Reverenda IEED Tania Lago, "Forças Regentes de 2022" pelo Rev. IEED Antônio Carlos Ritto, "A Egrégora IEED" pela Rev. IEED Alice Caminha e "Os Mares e seus Recolhimentos" pela Rev. Sheila Nunes.


Agradecemos ao Diretório de Cursos e todos os professores que dividiram com todos os seus conhecimentos e nos instigaram a revisitar pontos importantes da Filosofia Wanduísta.



QUIZ DE CARNAVAL


A novidade que veio para ficar e muito elogiada foi o "QUIZ de Carnaval". Utilizando a tecnologia, o Diretório de Imprensa desenvolveu através de um aplicativo um super quiz com questões que iam das mais superficiais informações rotineiras da IEED até os mais profundos ensinamentos. Os participantes responderas nos próprios celulares e rememoraram suas práticas, sua histórias, seus cursos e ensinamentos recebidos na IEED. A aplicação gerava uma contagem de pontos rankeados, acirrando a disputa entre os participantes na medida em que se destacavam no acerto das questões.



E não poderíamos deixar de parabenizar os vencedores do nosso Quiz de Carnaval, que com maestria dominaram grande parte das questões, se destacando-se pela atenção e velocidade nas respostas e venceram cada um em um dia: Sacerdotisa Dulcineia no Domingo e o Sacerdote Marcelo Schanuel na Segunda. . Eles receberam um prêmio simbólico ofertado pela Diretoria Administrativa, a qual agradecemos o apoio à iniciativa.



Os 3 primeiros colocados no segundo Quiz. A Dulce e Marcelo ganharam no primeiro e segundo dia respectivamente e ganharam prêmio especial.


FALTA DE LUZ

Na noite da segunda feira, dia 28 de fevereiro, aconteceu algo surpreendente, momentos antes do horário previsto para início do Quiz, que anteciparia uma seção de cinema ao ar livre, um imprevisto na região de Guapimirim deixou toda a região do entorno do nosso Templo sem luz. Mas o temor e as incertezas prontamente deram lugar à contemplação, aproveitando a beleza nesse acontecimento.

Olhamos para o céu, e com toda a escuridão e céu límpido pudemos admirar uma linda noite estrelada de verão. Um céu que muitos na cidade não conseguem observar. Foram vistas tantas estrelas, até mesmo alguns planetas. E por algumas horas fomos desligados das luzes da terra para olhar para o céu e admirar toda a beleza do espaço que nos cerca. Muitos tiraram belíssimas fotos.



CUIDADOS NO JARDIM DE ALÁ


Um grupo de sacerdotes se prontificou a comprar mudas de plantas e fazer o plantio destas no nosso lindo e recém revitalizado Jardim de Alá. Este jardim, idealizado pela nossa fundadora, fica próximo à sua residência no Templo do Sol, a Casa Redonda, e era um lugar onde Reverendíssima Maly Hilda sentava-se para meditar e conversar com a exuberante natureza da propriedade. Impossível não sentir a energia dela naquele local.




Agradecemos a todos que participaram da manutenção, cuidado e limpeza deste lindo e importante recanto do nosso Templo.


PINTURA NO PÁTIO SACERDOTAL



Aproveitar bem o tempo, movimentar-se, unir-se e realizar. Foi o que outro grupo fez em alguns dias de pintura no pátio sacerdotal. Mesmo sob sol, esses incansáveis e apaixonados pela obra dedicaram-se ao propósito da pintura do Pátio Sacerdotal, que é enorme.




É muito importante o cuidado, a manutenção e o sentimento de pertencimento para com a nossa Irmandade.


Agradecemos muito a esse forte grupo.



"A MINHA IRMANDADE QUE É TÃO BELA"


Promo divulgado na reclusão

Foi o nome sugerido pela nossa Diretora Espiritual Rev. Sheila Nunes para o primeiro concurso de fotografia no Carnaval da IEED. O concurso, promovido pelo Diretório de Imprensa propôs que cada participante buscasse o que achava de mais belo no Templo do Sol, e beleza lá é o que não falta.


Com bela e diversificada vegetação, 2 rios, jardins e mais de 10 capelas e recantos espirituais, cada um buscou, da sua maneira, mostrar uma parte do Templo do Sol que os toca.

Depois da avaliação, seguindo critérios determinados pelo Diretório de Imprensa os vencedores foram:


1º lugar: Reverendas Pamela e Ronilse (mãe e filha)



2º lugar: Sacerdote Marcelo Schanuel



3ª lugar: Sacerdotisa Evelyn



Menção Honrosa: Aspirante Ingrid



Os 3 primeiros colocados também receberam prêmios simbólicos por seu destaque.



Os melhores colocados no concurso de fotografia em 2022

Foi uma experiência incrível para todos esperamos repetir com alguns incrementos, já sendo desenvolvidos. Abaixo a galeria com todas as fotos enviadas.


Ao final, mais de 20 Sacerdotes permaneceram para o encerramento Espiritual da Reclusão às 13h de Quarta-feira de Cinzas, sob a Direção Espiritual do Il. Oxossi Pena Dourada, entidade chefe da IEED, que elogiou o bom andamento da reclusão e a doação e entrega dos presentes.


Este foi um pequeno resumo das muitas atividades realizadas pelos IEEDs na reclusão de Carnaval de 2022, com Foco e Simplicidade além de muito Amor, Pertencimento, União e Alegria, que só nos provam que quando estamos unidos, mesmo com distanciamento social, podemos fazer muitas coisas, como é importante que todos os cargos da IEED tem funcionar, o quanto a palavra pertencimento tem que estar presente no nosso dia-a-dia IEED.


Mais uma vez parabéns a todos pelo envolvimento, movimento, pertencimento e amor pela nossa Irmandade que é tão bela.

"Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe. " Clarice Lispector








127 visualizações0 comentário