O irmão de Brasília Augusto Hosanna Assis de Oliveira esteve na China. E nos trouxe preciosidades.
Ele visitou o Templo de Hua Tuo, nosso Mestre Wandú e também esteve na casa onde o curador chinês nasceu. Segundo ele, há no local uma energia muito forte. Passo aqui alguns trechos do seu “diário de bordo”. No primeiro, ele relata a religiosidade da população:
Primeira coisa importante:
Os chineses costumam passar o primeiro dia do ano orando e meditando dentro dos templos para que tenham um bom ano.
Nós conseguimos passar o primeiro dia do ano dentro do templo de SS.Wandú orando e meditando. Apesar de não ter recebido nenhuma oração específica da IEED, fizemos a oração de SS. Wandu e todas as kabalas sacerdotais e pontos necessários à fixação do nosso trabalho no Oriente.
Passamos a virada do ano novo chinês, do ano do coelho para o do dragão. Que, segundo eles, é o ano mais próspero em todos os sentidos,. É também o ano da fertilidade, o ano em que todas as famílias querem ter seus bebês.
A visita à casa onde o Mestre nasceu é quase uma epifania.

A cidade de sua santidade Wandú é um vilarejo para os chineses (2 milhões de habitantes) e para eles é um vilarejo. Uma planície belíssima cheia de plantações de arroz, casas de barro e pau a pique, muita sujeira e pouco desenvolvimento.

O centro da cidade já é mais desenvolvido e o templo fica dentro deste centro, num local que funciona como museu, templo e jardim ao mesmo tempo. Agora o mais importante de tudo, é que por uma ironia do destino, as forças nos encaminharam de alguma maneira para um outro lugar um pouco mais afastado, no meio de um vilarejo com estrada de terra em meio a muita plantação de arroz que era nada mas nada menos do que a casa onde SS. Wandu nasceu.

Só de escrever agora fico todo arrepiado de lembrar do local. Uma energia muito maior até do que a do templo dedicado a ele.

Essa cidade é o centro onde se desenvolveu a medicina na china, onde os médicos alternativos e acupunturistas vão estudar, buscar ervas específicas para tratamentos diversos.