QUEM SOMOS

A IEED
QUEM SOMOS

 

          A Irmandade Espiritual Estrela D’Alva é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter religioso e filantrópico. É uma sequência de evoluções do renomado Centro Espírita Estrela D’Alva, fundado em 30 de maio de 1938 por nossa inestimável Reverendíssima Maly Hilda, mediunizada com o caríssimo Pai Arruda, e que posteriormente veio a fazer suas transições e evoluções espirituais, até se apresentar como o conhecemos hoje, Sua Santidade Wandú – nosso Chefe Supremo e Espiritual.

          A IEED é uma casa espiritualista cristã, que trata da saúde da Alma, fazendo os trabalhos de Umbanda, Kardec e Iniciático, tendo como objetivo o encaminhamento espiritual pela formação de Sacerdotes Espiritualistas. É uma Loja Sacerdotal sustentada na Filosofia Oriental Wanduísta, que pretende o desenvolvimento do indivíduo com base no fornecimento de aprendizados que o conduzam a práticas virtuosas.

“Durante anos e anos, em reuniões de verdadeiro deslumbramento espiritual, a Irmandade Espiritual Estrela D’Alva, desde sua fundação, vem recolhendo preciosos ensinamentos transmitidos pelo Doutrinador da Escola de Aparelhos, Sua Santidade Wantuil, bem como por Sua Santidade Wandú, Deusa Lunar, Ana Maria e vários outros mestres ligados à sabedoria da China e da Índia”

 

Maly Hilda

 

 

NOSSA HISTÓRIA

 

1938

Fundação do Centro Espírita Estrela D’Alva;

 

1940

Hilda doou um pedaço de sua propriedade em Guapimirim, onde já eram realizados alguns trabalhos espirituais, para a criação do que hoje chamamos de Templo do Sol;

 

1941

Era criada a “sala de Ângelus” na Rua 24 de Maio. Este seria um embrião dos trabalhos esotéricos e iniciáticos realizados hoje.

Neste mesmo ano carteiras escolares foram adquiridas, dando mais formalidade para as aulas ministradas por S.S. Wantuil, que nesta época ainda se apresentava como Pai Miguel Xangô;

1942

Em janeiro deste ano, o guia chefe de Estrela D’Alva, que até então se identificava como Pai Arruda, elevou-se à força de Sua Santidade Wandú. Este era um grande passo de evolução para a obra!

Este mesmo ano foi marcado por outros grandes acontecimentos da nossa história em um contexto de grande repressão existente à época, como a liberação policial para realização das reuniões para o público em Guapimirim. Entretanto, em setembro Hilda seria também presa pela prática do espiritismo e ficaria detida por 15 dias;

 

1943

Em fevereiro deste ano, foi lançado o Livro dos Médiuns de Umbanda e em março seria realizada a primeira reunião de Iniciados. Estes são marcos que merecem destaque nesta história de fixação da Escola de Aparelhos de Estrela D’Alva.

 

1952

Em mais um importante degrau alcançado, foram fundadas as Alas Maçônicas Germinativa e Polutiva.  Conhecidas hoje como “Maçonaria Feminina IEED” e “Maçonaria Oriental Wanduísta”, eram então fixados estes dois importantes suportes para os trabalhos de Soerguimento do Homem e da Mulher;

 

1954

Este veio a se tornar o glorioso ano em que a IEED alcançou o patamar de Loja Sacerdotal, o que seria uma grande mudança em sua evolução e que coroava os trabalhos que vinham nos sendo apresentados pelas Santidades;

 

1960

Era construída a atual sede, localizada à Rua Rego Lopes 98, Tijuca, Rio de Janeiro.  Pouco tempo depois da inauguração, foi dado início a construção de um segundo andar do prédio, que hoje abriga o nosso Templo Sacerdotal.

A IEED tinha enfim, um espaço completamente de acordo com as idealizações de Sua Santidade Wandú!

 

1971

Após o Templo Sacerdotal ter passado por um incêndio no fim da década de 60, o que teria destruído muitos dos registros históricos da IEED e outras preciosidades espirituais, este seria o ano em que viria a ressurgir como uma Fenix. Em 1971, por todos os anos de dedicação do missionário, os desenvolvimentos que nos permitidos pelas Santidades e pela junção dos trabalhos realizados pela Maçonaria Feminina IEED e pela Maçonaria Oriental Wanduísta, a IEED passava ao patamar de Maçonaria 33, sendo então denominada “Loja Sacerdotal nº 6 – Maçonaria 33 IEED”

Este era muito mais que um título, era a consolidação de uma missão espiritual capitaneada pelo missionário Revma Maly Hilda, pela trindade que nos dirige, S.S Wandú, S.S. Wanduil, S.S. Deusa Lunar e de todas as demais Santidades que fazem parte da história de fixação deste tão grandioso trabalho.

 

1972

Passados apenas um ano e quatro dias do atingimento de tamanho grau de evolução, o Missionário que dedicou a vida para a fundação da IEED deixou a Terra, Hilda Roxo se unia, de uma vez por todas à sua personalidade espiritual como Maly, e passou a habitar as esferas celestiais na companhia das Santidade que ela serviu como médium

Desde então, cultivando a memória de nossa fundadora, estamos lutando para cada vez mais levar com orgulho a bandeira IEED pelo mundo, soerguendo homens e mulheres, acolhendo a todos com carinho e apresentando o caminho de Jesus e Mestre Wandú para todos aqueles que desejam evoluir espiritualmente.

 

 

 

ESTRUTURA ATUAL

 

Após a partida de nossa fundadora e presidente perpétua, um corpo de 17 Sacerdotes de Grau máximo escolhidos por ela passou a decidir os destinos espirituais da Irmandade, em um colegiado chamado Supremo Conselho Sacerdotal. Em conjunto com a Diretoria Administrativa, cabe a eles decidir questões litúrgicas e normativas, bem como fiscalizar todos os setores e determinar os demais diretores responsáveis pela condução da obra.

 

O Corpo Sacerdotal é comandado pela Diretora Iniciática, que serve de veículo para as Entidades Onipotênticas que direcionam o sacerdócio IEED.

 

A Escola de Aparelhos de Estrela D’Alva já esteve sob o comando espiritual de 5 guias designados pelo Espaço como representantes de S.S. Wandú. Foram eles:

  • Iluminado 7 Luas;

  • Iluminado Oxossi da Mata Virgem;

  • Iluminado 7 Estrelas;

  • Iluminado Xangô 7 Pedras;

  • Iluminado Ogum Rompe-Mato;

E atualmente somos capitaneados pelo 6º, Iluminado Oxossi Pena Dourada. ​

 

 

 

NOSSA MISSÃO

A Loja Sacerdotal Nº 6 - Maçonaria 33 - IEED tem como finalidades:

I- O estudo teórico e prático do Espiritismo e Espiritualismo, Esotérico e Exotérico, observando os ensinamentos e rituais próprios da Filosofia Wanduísta; prestando atendimento e orientações à sociedade e visando a formação de Sacerdotes.

II- A prática da caridade moral, por todos os meios ao seu alcance;

III- A assistência social, praticada direta ou indiretamente através de convênios com entidades especializadas;

IV- Estimular o espírito de fraternidade entre os seus associados e suas famílias, e no sentido de elevar cada vez mais alto o seu nome:

* Realizar duas ou mais reuniões semanais para o estudo e prática dos Ensinamentos Wanduístas

* Divulgar a Filosofia Wanduísta, bem como as realizações e objetivos da IEED, por todos os meios ao seu alcance, inclusive fomentando a criação de instituições que apliquem a Doutrina IEED.

ABC IEED

O material traz algumas perguntas e respostas sobre a IEED. Escrito por nosso Missionário, fundadora e presidente Pepétua Reverendíssima Maly Hilda (Hilda Roxo) apresenta conceitos básicos de nossa doutrina e instigando o espectador a buscar mais conhecimentos contidos na Filosofia Wanduísta.

Irmandade Espiritual Estrela D'Alva

CNPJ: 33.750.589/0001-02.
Loja Sacerdotal nº6 Maçonaria 33 IEED


Loja Sacerdotal e Maçônica, de Filosofia Wanduísta.

Desenvolvemos trabalhos espirituais obedecendo Ritual próprio. 

LOCALIZAÇÃO

TEMPLO ESTRELA D’ALVA
(LOJA MATER)
Rua Rego Lopes, nº 98 - Tijuca

Rio de Janeiro - RJ
 

TEL. (21) 2234-5269

CONECTE-SE A IEED
  • FACEBOOK
  • INSTAGRAM
  • YOUTUBE
  • AMAZON
  • APP IEED ANDROID
  • APP IEED IOS

Administração:

diretoriaieed@gmail.com

Comunicação:

fotografiaieed@gmail.com

© IEED