Conhecendo São José

Neste dia 19 de Março festejamos a memória de São José, pai de Jesus, protetor das famílias e padroeiro da Irmandade Espiritual Estrela D'Alva.



José é descendente da linhagem do Rei Davi. Como esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo, ele aparece no Evangelho durante a infância de Jesus.


São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele, pensando que abandoná-la seria a melhor saída para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento.


No entanto José teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém, terra de Davi, participar do recenseamento, por este motivo Maria acabou dando à luz ao Menino Jesus em Belém, cumprindo as profecias que determinavam que o Salvador viria da Cidade de Davi, Belém que significa "Casa do pão".


Após a visita dos 3 Reis Magos, o anjo deu novo aviso a José, em sonho, dando conta de que o rei Herodes queria matar o menino Jesus e por isso José deveria pegar o Menino e a Virgem Maria e fugir para o Egito com eles. José, como servo fiel de Deus, obedeceu. Assim, s Sagrada Família fugiu para o Egito e viveram lá durante quatro anos, poupando a . Após este tempo, o anjo avisou novamente a José em sonhos, dizendo que eles poderiam voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José obedeceu e conduziu a Sagrada Família novamente para Israel.


São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria, provendo o lar com o trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sempre com dignidade e exemplo. Judeu religioso e praticante, consagrou o Jesus no Templo, logo após seu nascimento. São José levava sua família regularmente às peregrinações para Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa. Foi numa dessas peregrinações que, na volta para Nazaré, o Jesus, com 12 anos, ficou em Jerusalém conversando com os doutores da lei. José e Maria, aflitos, voltam ao templo e encontram o Jesus debatendo as Sagradas Escrituras. Nesta ocasião, Jesus afirma que “Tinha que cuidar das coisas de seu Pai”. Esta é a última vez que José é mencionado nas Sagradas Escrituras. Todos os indícios levam a crer que José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública aos 30 anos. Caso contrário, ele certamente teria sido mencionado pelos evangelistas, como o foi Maria.



São José teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto homem. Sendo Jesus filho de Deus, o seu espelho de homem na Terra foi José, que foi um pai presente, piedoso e influente. Um pai que ensinou ao filho o caminho da Justiça, da Verdade, do Amor e do conhecimento da Palavra de Deus pela Fé. Não é à toa que São José é chamado de “Justo” desde os Evangelhos.


O ano de 2021 foi consagrado pelo Papa Francisco como o Ano de São José.

São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representado com um lírio na mão, representando a vitória da santidade. Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.


São José é, sem dúvida, uma dos santos mais importantes que já passaram por este planeta. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas as nossas necessidades e das nossas famílias. A Igreja Católica afirma que as trevas estremecem quando o nome de São José é invocado.

Na Irmandade Espiritual Estrela D'Alva temos uma oração deixada por Reverendíssima Maly Hilda ( Hilda Roxo ), presidente perpétua e fundadora da Irmandade Espiritual Estrela D'Alva no Livro Oremos, que você pode encontrar no formato digital na Amazon.

MEU PAI SÃO JOSÉ Livro Oremos de Reverendíssima Maly Hilda.


Meu São José,

Vós que fostes pai de Jesus e tivestes a Coroa Magna Paterna,

dai-me forças para resistir as lutas da família, e para com a família.

Desviai-me das tentações,

fazei com que eu possa entrar em Corrente Magnética da Força Paterna,

e esquecer o passado de gozos e liberdade,

não o deixando influir na minha vida presente,

para que eu não chore no futuro.


Amém! Amém!


Fazei com que eu ganhe o necessário para criar meus filhos e dar conforto a minha esposa.


Que eu não seja prepotente.

Que eu não seja egoísta.

Que eu não seja devasso.

Que eu não seja injusto.

Que eu não seja ingrato.

Que eu saiba ser pai.

Que eu saiba ser esposo.

Que eu saiba ter noção de responsabilidade.

Que eu saiba ser homem!


INTEGRAÇÃO: São José- Força Unifical - Cor Prateada- Vibração Família.


81 visualizações0 comentário