Homenagem da Maçonaria Feminina IEED a Nossa Senhora de Lourdes.
“A vida de Bernadete”
Maria Bernadete Soubirous nasceu em Lourdes, cidade ao Sul da França em 7 de janeiro de 1844.
Bernadete não sabia ler nem escrever, mas sabia algumas orações como o Credo e a Ave Maria, e tinha constantemente consigo um terço, com o qual fazia suas orações.
Nascida em família muito pobre, Bernadete, com a saúde muito frágil tinha bronquite. Por isso andava sempre de meias para manter os pés aquecidos.
De seus nove irmãos, só Bernadete e suas duas irmãs sobreviveram às doenças.
Em um dia muito frio, Bernadete e suas irmãs saíram para procurar lenha, e para isso precisavam atravessar o rio Graves.
Neste rio existia uma gruta naturalmente feita nas pedras; a gruta de Massabielle.
Suas irmãs atravessaram o rio e Bernadete sentou-se para descansar e tirar suas meias, para atravessar também o rio .
Neste momento sentiu um vento forte e um clarão, e só levantar os olhos para o alto da gruta viu uma figura vestida de branco, usando um véu e cinto azul. Esta figura, mentalmente, pediu à Bernadete que rezasse ali com o seu terço a Ave Maria.
Bernadete ao encontrar as irmãs perguntou se haviam visto o ocorrido. Pela resposta negativa das irmãs narrou o acontecido.
Suas irmãs ao chegarem contaram para sua mãe, que proibiu Bernadete de voltar à gruta.
Mesmo assim, Bernadete voltou ao mesmo lugar três dias depois; era 14 de fevereiro de 1858.
E depois três dias seguidos, e, nestes cinco dias, em todos teve a mesma visão e sempre rezava com seu terço.
No dia seguinte, após a sexta aparição, Bernadete foi levada ao Chefe de Polícia que a interrogou por longo tempo querendo que negasse as visões.
Bernadete apesar de ameaçada de prisão não negou, e repetia com clareza sempre que arguida.
Dois dias depois, Bernadete volta à gruta e acontece a sétima aparição; então procurou seu confessor o Padre Pomian.
No dia seguinte retornou à gruta e ocorreu a oitava aparição, e a figura da senhora lhe pedia penitências, quer dizer, muitas orações, e Bernadete rezava com fervor.
A nona aparição se deu no dia seguinte, quando Bernadete foi à gruta levando uma vela, por indicação da Senhora, e também por da indicação cavou a terra com as mãos, e brotou ali na gruta , naquela hora, água. Água que jorraste na gruta até os dias de hoje. Neste dia, Bernadete voltou a ser interrogada pelo Procurador.
Dois dias depois, Bernadete voltou à gruta e bebeu a água da fonte; era a décima aparição. Neste dia oitocentas pessoas estavam ali presentes.
No dia seguinte lá estavam junto à Bernadete, na gruta, mil e quinhentas pessoas. Era a décima primeira aparição e Bernadete foi levada ao Juiz Monsieur Ribres.
Bernadete retornou à gruta no dia seguinte, 1 de março de 1858, e benzeu os terços de todos ali presentes; era a décima segunda aparição.
A décima terceira aparição se deu no dia seguinte, e Bernadete disse que a Senhora ordenava que todos os padres devessem comparecer à gruta, e que ali deveriam construir uma capela.
Por dois dias seguidos Bernadete voltou à gruta e a Senhora não apareceu, e ali também estavam dez mil pessoas. Quinze aparições já haviam se realizado para Bernadete.
Vinte e um dias depois, 25 de março de 1858, a Senhora revela a Bernadete “Eu sou a Imaculada Conceição “.
No dia 17 de abril de 1858, Bernadete é examinada por médicos, como louca para ser internada.
Em 03/06/1858, no hospital onde está internada, Bernadete receba a 1ª comunhão; tinha14 anos.
No dia 16/07/1858 foi a 18ª e última aparição da Senhora para Bernadete.
Desde junho de 1858 a gruta foi fechada por ordem do governador, e em outubro aberta novamente com a ajuda de Napoleão III.
No início do verão de 1860, a saúde de Bernadette se agravou.
Em 3/10/1867, Bernadete internada num convento, fez os votos temporários e continuou com trabalhos humildes, como encerar o chão. Neste período, por muitas vezes era internada no hospital doente pela asma.
Em 22/9/1878 fez os votos perpétuos e descobre-se muito doente.
Em 16/4/1879, Bernadete desencarnou tendo recebido a visita da Senhora a quem tanto amou.
O corpo de Bernadete foi exumado duas vezes e encontra-se em perfeito estado no convento de São Gildar onde ela morreu, na cidade de Neveres no norte da França.
Lourdes, cidade onde Bernadete nasceu e fixou a Força da Senhora de Lourdes é hoje uma cidade onde tudo se fala de Bernadete e da força milagrosa da água da gruta, que é bebida por fiéis de todo mundo.
Nosso ensinamento diz que Hilda foi Bernadete naquela encarnação.
Hosanas Senhora de Lourdes, Imaculada Conceição irradiando pureza!
Hosanas Bernadete , à tua sensibilidade e pureza!
Hosanas Rerendíssima Maly Hilda à tua realeza!
Hosanas!
Hosana! Santa
Hosana! A Santa
Hosanas!!!!
Hosanas a Nossa Senhora de Lourdes