top of page

Dia 24 de junho, dia de São João Batista

São João Batista nasceu em Aim Karim, cidade de Israel. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias e sua mãe Isabel, era prima de Maria Santíssima. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno, pois foi fruto de um milagre. Isabel, era idosa e considerada estéril. O anjo Gabriel apareceu a Zacarias durante seu trabalho sacerdotal no templo e anunciou que Isabel teria um filho e que este deveria se chamar João. Zacarias não acreditou e ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou como o Anjo havia dito.


Em sua vida adulta, pregou a conversão e o arrependimento dos pecados através do batismo, daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.


Figura fundamental do Cristianismo, João foi o precursor de Jesus, anunciando sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. Foi a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador e é também considerado pelos cristãos como o último dos profetas.


Morava no deserto onde levava uma vida de abstinência e oração, servido como exemplo de uma vida voltada integralmente para o Espírito.


Por causa de suas intensas pregações, algumas vezes o povo pensava que ele era o Messias. Mas João sempre dizia: "Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias." Em outra passagem, ele preferiu a máxima que ecoa até hoje sobe Nosso Senhor Jesus Cristo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." 


Ao batizar Jesus, João tornou-se também seu padrinho.


Hosanas a São João Batista!

53 visualizações0 comentário
bottom of page