O simbolismo de Santa Bárbara

Breve desdobramento dos elementos iconográficos presentes nas imagens da Santa Guerreira.


A imagem de santa Bárbara sofreu algumas variações ao longo do tempo e pode aparecer com alguns detalhes diferentes. Os elementos mais comuns são a torre, a espada, o cálice e a palma. Outros atributos foram adicionados de acordo com a proteção que as pessoas atribuíam à santa.

A torre atrás da imagem de Santa Bárbara é o símbolo mais conhecido. Seu pai não queria que ela convivesse em uma sociedade imoral e corrupta e por isso, construiu uma torre onde trancou a filha para guardar sua beleza. Após a conversão de Bárbara ao cristianismo, ela mandou abrir uma terceira janela na torre, simbolizando a Santíssima Trindade, o que enfureceu sei pai e provocou seu martírio, uma vez que o Cristianismo era proibido. A torre também simboliza Deus como refúgio do ser humano.

Quando o pai de Bárbara a degolou com uma espada, matando-a cruelmente em razão da sua conversão, na mesma hora um poderoso raio o atingiu, como castigo do céu, tirando sua vida. Por esse acontecimento, Santa Bárbara é invocada para nos defender de tempestades e também como a protetora das pessoas que trabalham com fogo: bombeiros e militares além de mineiros, escavadores e construtores de túneis. Em algumas imagens a torre aparece em chamas justamente em alusão à este fato.


O cálice simboliza a comunhão e a remissão dos pecados. Simboliza também a conversão de Santa Bárbara e sua proteção em favor dos que sofrem.


A espada que a feriu aparece em suas mãos como símbolo de sua fé inabalável.


A palma simboliza o seu martírio e de muitos santos que deram a vida pela fé. É o símbolo da vitória de Cristo sobre o pecado e da vitória de todos os santos sobre a morte.


Oração a Santa Bárbara

Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

35 visualizações0 comentário